Carteira de Estudante 2021

A carteira de estudante 2021 nada mais é do que um documento brasileiro. Tal serve para atestar os vínculos entre um estudante e a instituição de ensino na qual ele está matriculado. Em nosso país, a mesma também pode ser utilizada para garantir alguns benefícios ao titular. Entretanto, saiba que existem algumas regras e exigências pré-determinadas, que precisam ser cumpridas para tirar a carteira de estudante 2021.

Pensando assim, separamos neste artigo algumas informações bem importantes. Desde sobre o que é o documento, como solicitá-lo, e quais são os benefícios que você pode ter. E novamente, ele é algo destinado apenas para estudantes, de todos os tipos.

Carteira de Estudante 2021
Carteira de Estudante 2021

Carteira de Estudante 2021

Se você quer solicitar a sua carteira de estudante, tudo bem. Saiba que, obviamente, você precisa estar matriculado em alguma instituição de ensino.

A parte boa é que independe de qual tipo seja, sendo ela pública ou particular. No caso, o documento é de acesso a literalmente todos os estudantes do país. Basta você encaminhar os documentos requisitados, e claro, pagar a taxa necessária, no momento da solicitação.

Veja também como se inscrever em programas educacionais que beneficiam o brasileiro:

Carteira Nacional de Estudante

A carteira de estudante, além de atender a todas a diversas instituições e empresas no Brasil, também é de fácil acesso. Até porque, qualquer aluno do ensino fundamental, ensino médio, ensino técnico, nível superior e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) podem solicitar o documento.

Ao contrário do que muitos pensam, de que só estudantes matriculados no ensino superior que podem solicitar o mesmo. Esta informação não procede, pois o documento é acessível a todas as camadas de ensino.

Saiba também como participar do programa educacional:

Carteira de Estudante Internacional

No caso da carteira de estudante internacional, existem algumas alternativas diferentes para você

Na verdade, são três:

  • o documento nacional do estudante FESN/ISIC, que tem mais de 15 mil benefícios pelo mundo e pelo Brasil
  • o jovem card IYTC, que também serve como documento de identidade
  • o ISIC Internacional, que não dá direito a nenhum benefício no próprio país, apenas fora do mesmo.

Como fazer carteirinha de estudante – como solicitar

Dependendo da instituição de ensino, a carteira de estudante já é oferecida pela própria escola. Entretanto, em casos que não são assim, você terá que correr atrás de seu documento.

No caso, isso vai variar de qual tipo de carteira você for solicitar. Basta entrar em contato com a entidade responsável pela sua documentação e enviar os seguintes dados:

  1. Documento de identificação com foto, podendo ser RG, CPF, passaporte ou RNE
  2. Comprovante de matrícula, correspondente ao ano que vai solicitar o documento
  3. Uma fotografia 3×4, para anexar na carteirinha
  4. Pagar a taxa devida

Consulta carteira de estudante

Para consultar sua carteira de estudante, é necessário também se consultar, primeiramente, com a entidade responsável por gerar o documento. É comum que quase todas sejam aceitas pela Federação Estudantil Brasileira (FEB).

A carteira de Identificação Estudantil, emitida pelo UBES, por exemplo, pode ser consultada no site oficial da UNE, a União Nacional dos Estudantes. Basta ter em mãos a mesma, com os dados que forem requisitados. Além disso, também é possível verificar a sua solicitação, caso ainda não tenha o documento físico com você.