EJA 2021: Matrícula, Inscrições, Vagas e Datas

EJA 2021 –  O Brasil possui milhões de pessoas que não concluíram o ensino fundamental ou médio, se este for o seu caso, provavelmente está esperando a grande oportunidade para terminar seus estudos. Atualmente, por meio da matrícula EJA 2021 é possível que não só jovens como adultos garantam o seu direito à educação novamente e consiga o tão sonhado diploma do ensino médio que pode ser feito de forma presencial ou a distância.

EJA 2021
EJA 2021

EJA 2021 — O que é?

Mais conhecido como “Educação de Jovens e Adultos”, o EJA foi criado diretamente pelo Ministério da Educação (MEC) e é feito especialmente para as pessoas que não estão mais na idade escolar.

Anteriormente o EJA era chamado de supletivo, porém, embora continuasse com o mesmo objetivo, o programa mudou um pouco.

Como Funciona?

Hoje em dia, para quem deseja efetuar a sua matrícula Fácil 2021 no EJA, é importante saber que o programa é destinado para jovens e adultos, todavia, existe uma idade mínima.

Neste caso, para o ensino fundamental, é importante que o candidato possua no mínimo 15 anos. Já para o ensino médio, o candidato precisa ter no mínimo 18 anos.

Além disso, para facilitar ainda mais a vida do aluno, o EJA diminuiu a grade curricular e deixou as aulas para o horário noturno, facilitando ainda mais e democratizando de vez a educação.

Inscrição e Matrícula EJA 2021: como se inscrever

Com a finalidade de efetuar a sua inscrição no EJA, atualmente tudo pode ser feito diretamente pela internet, pelo portal do “Matrícula Fácil”.

Abaixo você vai conhecer o passo a passo para garantir a sua vaga no EJA 2021:

  • Passo 1: Acesse o site oficial Matrícula Fácil RJ, clicando aqui;
  • Passo 2: Clique na opção “Faça sua Inscrição” no menu na página principal;
  • Passo 3: Informe todos os dados solicitados;
  • Passo 4: Clique em “continuar”;
  • Passo 5: Neste momento vai aparecer a quantidade de vagas para a escola e série informada, caso possua uma vaga, informe os dados novamente e conclua a inscrição.

Fique atento e descubra também como efetuar sua matrícula em outros processos educacionais:

EJA a Distância

Quando falamos em democratização do ensino, não podemos deixar de fora o método de ensino mais utilizado pós Covid-19, o famoso EAD.

Para quem deseja fazer o EJA, está disponível a educação a distância que, embora muitos não saibam, vale da mesma forma que o curso presencial.

Desse modo, ao concluir o ensino médio pelo EJA EAD, por exemplo, você já está habituado a ingressar no curso superior.

Vagas para EJA 2021

Para saber a quantidade de vagas do projeto Educação de Jovens e Adultos (EJA) é muito simples, tudo pode ser feito diretamente pelo Portal Matricula Fácil. Veja a seguir:

  • Passo 1: Acesse o site oficial Matrícula Fácil RJ, clicando aqui;
  • Passo 2: Clique na opção “Lista de Escolas” no menu na página principal;
  • Passo 3: Informe todos os dados solicitados;
  • Passo 4: Clique em “Avançar”;
  • Passo 5: Neste momento irá aparecer a quantidade de vagas na escola e série informadas.

Calendário EJA 2021

Por fim, para quem deseja saber o período da inscrição, é importante ficar atento diretamente ao portal. Entretanto, o ingresso para o EJA de um ano, é sempre feito baseado nas inscrições feitas no ano anterior.

  • Para quem deseja estudar no segundo semestre de 2021: matrícula em maio e junho de 2020;
  • Com a finalidade de a estudar no primeiro semestre de 2021: matrícula em outubro e novembro de 2020.