Matrícula Web 2021 – Como Funciona, Estados em que existe, Documentos Necessários

As escolas da rede pública registam anualmente uma grande busca por vagas de ensino, e ao longo dos anos passados, isso costumava a causar grandes enchentes nas unidades de ensino durante o período das matrículas. Agora, com o Matrícula Web 2021 essas enchentes já são controladas. Entenda mais acerca do funcionamento do Matrícula Web 2021 conferindo os próximos tópicos deste post. Acompanhe!

Matrícula Web 2021
Matrícula Web 2021

Como Funciona Matrícula Web

A matrícula web é um sistema informatizado disponível por meio da internet que possibilita a reserva da vaga ou pré-matrícula dos filhos sem que seja preciso ir à unidade escolar. Desta forma os pais conseguem garantir uma vaga para os seus filhos sem observar nenhum desperdício de tempo ao se deslocar a escola.

A plataforma matrícula web não serve apenas para a realização da matrícula de novos estudantes, sendo que por meio do sistema também é possível faz o pedido de transferência entre diferentes escolas de forma totalmente gratuita.

Lembre-se que os serviços disponibilizados por via do MATRICULA WEB estão abertos tanto para alunos da educação infantil, como para os estudantes que pretendem ou que já fazem o ensino básico e o EJA (Ensino de Educação de Jovens e Adultos).

Como Funciona Matrícula Web
Como Funciona Matrícula Web

Em quais estados a matrícula web está disponível?

A questão das enchentes no período das matriculas é um problema enfrentado por todos os estados brasileiros, razão pela qual a solução do Matrícula Web é usada em mais de um estado.

Sendo que atualmente a maioria dos estados já tem um sistema informatizado que permite a realização das matriculas e realização de transferências de uma unidade escolar para a outra. Somente o estado da Roraima é que ainda não tem esse sistema.

Para permitir o acesso pela internet desses serviços, cada estado possui um site destinado especifico, e o mesmo pode ser acedido por meio da página web da Secretaria Estadual de Educação. Em todas as plataformas, os procedimentos que precisam de ser seguidos para a inscrição não variam. Na maioria dos estados o processo consiste no seguinte:

  • Primeiro é preciso acessar o site da Secretaria da educação estadual;
  • Em seguida buscar pela opção de matricula web 2021.
  • Preencher o formulário da matrícula web (informações do aluno e do representante).

Tendo passado pelas etapas acima, a seguir será preciso se dirigir a unidade de atendimento presencial para confirmar a matrícula.


Calendário Matrícula Web 2021

Não existe uma data fixa marcada para o início das matrículas pelo Matrícula web, no entanto, o que tem se notado ao longo dos anos, é que as inscrições ficam abertas geralmente a partir do mês de outubro e vão até o final de novembro.

Depois do período das pré-matrículas feitas pela plataforma online, os pais precisam de fazer a matricula presencial, o que normalmente ocorre nos primeiros dias do mês de janeiro.


Documentos Necessários

Ao comparecer na unidade escolar para finalmente completar a matrícula, você precisará de ter em mãos os seguintes documentos:

  • RG ou CPF do estudante.
  • RG ou CPF do representante (caso o aluno seja menor de idade).
  • Comprovante de escolaridade (se aplicável).
  • Certidão de nascimento.
  • Cartão de vacinação em dia.