Revalida 2022

O Ministério da Educação Junto do Ministério da saúde faz parte de um programa conhecido como Revalida 2022. Esse programa tem como finalidade dar validade a diplomas de profissionais que optaram por realizar uma faculdade em algum país do exterior. O Revalida 2022 tem seu vínculo ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos com o objetivo de validar os diplomas dos estudantes de universidades estrangeiras.

Assim, para ficar por dentro de como o procedimento é dado, é importante que você continue lendo esse artigo que iremos mostrar tudo que você precisa para conseguir validar seu diploma aqui no Brasil.

Revalida 2022
Revalida 2022

Como Funciona o Revalida 2022

Basicamente, o Revalida foi estabelecido pelo Ministério da Educação juntamente com o Ministério da Saúde com o objetivo de realizar uma avaliação sobre profissionais que tiveram sua graduação universitária em outro país, para observar se os mesmos estão de acordo com regras utilizadas para a saúde aqui no Brasil.

De modo geral, os profissionais são avaliados segundo seus conhecimentos e habilidades voltados para que possam estar atuando no Sistema Único de Saúde. Veja também outros processos de inscrição para programas educacionais brasileiros:

Etapas revalida 2022

Na primeira etapa ocorre uma prova de cunho teórico, onde o candidato deve responder a perguntas de múltipla escolha e outras discursivas, sendo as de múltipla escolha um total de 110 questões, enquanto que as discursivas são de um total de 5 questões.

Nessas questões são abordados assuntos a respeito de medicina da família, cirurgia, clínica de medicina e também sobre a saúde da população.

Na segunda etapa, o candidato deverá provar seus conhecimentos e competências através de uma avaliação correspondente a suas habilidades.

Regras do Revalida 2022

Como regras para esse programa, os candidatos devem apresentar alguns requisitos:

  • Ser originalmente brasileiro, ou caso seja estrangeiro, o candidato deve residir de maneira legal no país;
  • Ter seu diploma estrangeiro com reconhecimento no país referente a universidade que o candidato estudou;
  • Ter seu diploma autenticado pelo consulado;
  • O candidato também deve ter seu CPF;
  • Assim como requisitado, o candidato deve ter enviado arquivos contendo imagens referente ao seu diploma.

➜ Veja como funcionam as regras de outros programas de matrícula escolar:

Inscrição Revalida 2022

Para realizar sua matrícula Fácil 2022 no programa revalida 2022, basta seguir o seguinte passo a passo abaixo:

  • Primeiramente você deverá realizar o acesso do site oficial referente ao programa Revalida;
  • No próximo passo, você deverá escolher pela opção referente a inscrição;
  • Agora, o candidato ao programa deve preencher todos seus dados pessoais e informar o que for exigido;
  • Por fim, o candidato deverá finalizar o processo e realizar a confirmação referente a sua inscrição ao programa Revalida.

O candidato também deverá informar a instituição para estar realizando sua revalidação, assim como o lugar onde deseja realizar o exame do Revalida.

O pagamento referente a matrícula deverá ser pago logo depois da realização da mesma. Lembrando que para ter acesso ao seu boleto, ele estará disponível via internet.

É importante informar que ainda não há datas para realização das avaliações apesar do MEC ter informado que irá abrir as inscrições para o programa. A última edição do programa foi no ano de 2017.