SEGES 2021: O que É, Como se Cadastrar, Consultar Boletim e Documentos Necessários

O monitoramento de informações do estudante pelos pais e a entrega de notas informativas pelos educadores, é muito mais fácil e eficiente por meio do SEGES 2021. Por isso, para os pais e professores do estado do Espirito Santo, é muito importante saber como funciona o Seges. Não deixe de conhecer mais nos próximos tópicos acerca do SEGES e saiba como você pode efetuar o seu cadastro neste sistema.

Seges 2021
Seges 2021

O que é Seges

O Sistema Educacional de Gestão Escolar do Espirito Santo é direcionado a todos os estudantes que apresentam matrícula numa das instituições da rede pública deste estado. Por meio do sistema é possível ter acesso eletrônico a diversas informações do aluno, como:

  • Boletim escolar com as notas do estudante.
  • Faltas registadas em nome do aluno.
  • Entre outras informações relacionadas a performance do estudante no ano em curso.

Com essas opções de consulta online, os pais já não precisam de se dirigir com recorrência a unidade escolar só para poder ter informações relacionadas a situação do seu estudante. Além disso, o SEGES é um canal bastante eficiente para que a própria unidade de ensino possa fazer comunicados aos estudantes.


Como se Cadastrar no Seges 2021

Diferentemente de outras plataformas que permitem que os próprios pais façam o cadastro diretamente no sistema, o SEGES não oferece essa possibilidade. Para que o representante do aluno tenha acesso no SEGES, é preciso que a escola na qual o aluno apresenta matrícula faça o seu cadastro no sistema.

Em relação ao funcionamento do cadastro, os seguintes pontos precisam de ser considerados:

  • Cada aluno somente pode ter um representante. No caso em que o representante é pai de 2 alunos, ao efetuar o acesso no sistema do SEGES ele terá a opção de fazer o login para o aluno 1 ou aluno 2.
  • No caso de um servidor público que já possui cadastro no sistema na posição de trabalhador, não será possível se inscrever novamente no sistema, mesmo que seja como representante de um aluno. Nesse tipo de situação será preciso que ele ache outra pessoa para poder atuar como representante do aluno.

Se as informações de cadastro entregues pela unidade de ensino apresentarem algum problema na hora do acesso, você pode pedir suporte na Superintendência Regional de Educação (SRE) de sua região. Caso você tenha dificuldades para localizar uma das unidades do SER, use ESTE LINK para ver o endereço.


Como Consultar Boletim Online

A verificação das notas conseguidas pelo estudante pode ser feita facilmente pelo acesso do Boletim Escolar. Veja passo a passo que você precisa seguir para ter acesso a esse documento por meio do SEGES:

  • Entre no site oficial do Seges – https://segespais.caedufjf.net/seges/login.faces.
  • Continue informando o seu CPF e a senha dada pela escola.
  • Por fim, clique em “Ok”, que na próxima página já será possível verificar o boletim escolar do aluno.
Como Consultar Boletim Online
Como Consultar Boletim Online

Documentos Necessários para Matricula

A realização da matrícula na plataforma online SEDU do espirito santo serve apenas para a garantia da vaga, sendo que depois será preciso que o estudante vá a unidade presencial para confirmar a matrícula. Nesse momento será preciso ter em mãos os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento e CPF (vale somente para quem tem).
  • Cartão de Vacinação.
  • Comprovante de residência contendo o número CEP.
  • Declaração da escola na qual estudou anteriormente, se este for o caso.
  • RG e CPF do representante do aluno (vale somente no caso de alunos menores de idade)